sexta-feira, 16 de abril de 2010


A arte está ligada intrinsecamente dentro do ser humano, com objetivo estético e espiritual.
Propicia a todos que desejam viabilizar a moral dentro de um padrão humano e transcendente. Portanto: entender o quanto ela é importante no contexto histórico da humanidade, é sem duvida o mais importante passo para o crescimento individual do ser humano.
A sociedade e as pessoas passam por ciclos de grande iluminação períodos que afloram a criatividade em todas as áreas o qual a arte, sem duvida é o padrão. O período inverso onde a escuridão se faz presente esses surge todo mau que afeta a evolução. O ser humano é descartado, sendo outorgada uma inversão dos valores que fazem o ser humano, no ideal de esperança dos seus direitos.
A arte é primordial nos períodos felizes e iluminados das sociedades e dos direitos de cada ser humano, transportando a realidade de maneira afetiva e amorosa; razão a qual faz cada pessoa transcender esteticamente a beleza existente nas coisas.
Vejo na sociedade contemporânea a falta de uma arte puramente
Estética, que faz fluir a beleza. Essa a qual todos buscam, afinal a
Beleza é o padrão perfeito das leis estabelecidas e cumpridas: as artes plásticas contemporânea fogem simplesmente do que o ser humano precisa, sendo ela só conceitual e intelectiva, afastando dos sentidos e sentimentos que fazem o ser melhor, sendo assim uma sociedade melhor. A valorização do consumo e o poder capitalista, sendo a “premier “da sociedade é causador das grandes patologias que existe hoje na população mundial.
Refiro-me as constatações desse milênio e ao fato que esse meio empregador é falho e destrutivo, visto que somente agora se fala em ecologia, fonte de qualidade de vida, essencial nos direitos humanos.
Os recursos naturais estão sendo consumidos e destruídos em uma rapidez extremamente preocupantes; frutos de uma sociedade estritamente consumista, propagado pelo capitalismo.
O grande poder dessa filosofia está construído no tripé ' Power, Money and Prestige'
(dinheiro, poder e prestigio.)- tal estrutura precisa ser pensada e revista, pois arrastam a sociedade em sua derrocada. Assim como foi dito é preciso trazer o individuo a sua essência como a alma que brota vida, arte é a vida e o artista é alma da sociedade. Porem é preciso ser revisto a natureza incabível que é, formados os artistas, principalmente nas artes plásticas valorizando, bienais com objetos, irritantes sem noção alguma o que a arte visual é: verdade, beleza e bondade. Sendo essa arte hoje em dia desvalorizada. O homem é o reflexo do que ele produz e faz, a arte como é alma do ser humano, refletirá sua saúde ou doença, sendo assim uma arte que mostra destes maus tratos a animais a experimentações sem sentido simplesmente para chocar e até mesmo chega a o absurdo de colocar dejetos, como fezes e toda sorte de empalações.
Basta pesquisar o que foi mostrado e poderá conscientizar do caminho obscuro que a arte tomou uma vanguarda que nunca existiu a não ser nos primeiros períodos.
Ter uma arte humanista como no período grego, romano e renascentista, onde o ser humano era o padrão e a estética era o símbolo de uma arte em busca da perfeição. Nesses períodos ver surgir grandes gênios da pintura, escultura, arquitetura e ciência, sabendo que a arte é uma ciência mesmo que livre, mas sendo ela mesma metafísica.
O desaparecimento dos gênios artísticos é aplacado pela patologia do
Ter, não do ser, desvaloriza a grande arte, que sobrevive nesse lodo escuro atual, mas que ressurgi aqui, e acolá; para que em breve numa nova era a alma da sociedade: O “artista”. Seja valorizado, assim como sua arte. Integrando as belas artes, sendo o meio para se fazer uma arte criativa e de infinitos meios, assim o ser humano conseguirá nos seus diversos ramos o ideal atingível dos seus direitos.

4 comentários:

  1. Sim,Marcos,sem dúvida a arte TRANSCEDE para os olhos de QUEM SABE VER ALÉM DO VÉU,a pintura requer pensamento e habilidade,pois a mente do pintor deve se transpor para a mente de todas coisas visiveis e etéricas,as suas possibilidades são infinitas,pois estamos lidando com a criação,que vem de fontes ainda mais superiores,aquilo que se faz com tempo,o tempo respeita,e quem ama a arte FAZ NATURALMENTE,ESPONTANEAMENTE,com AMOR, pois já compreende perfeitamente as leis que regem esta ciência.um abraço e muito sucesso na sua vida.da amiga ERIKA HOTZ PATTI.

    ResponderExcluir
  2. meus parabéns, sua arte é muito bela...

    ResponderExcluir